terça-feira, 25 de março de 2008

Kit perrengue: Um dia você ainda vai usar um!

Todo mundo está careca de saber que a prática do montahismo está ligada diretamente ao risco. Risco de tomar chuva, risco de queda, risco de levar um raio no traseiro, risco de fraturas, hipotermia, risco de calcular mal algum suprimento e passar perrengue na atividade, risco de ter que vestir mesmo um paleto de madeira, enfim o legal do montanhismo (pelo menos para mim) é justamente ter que trabalhar a extratégia e a logística para se minimizar a possibilidade de ocorrência das famosas "roubadas". Tem até uma comunidade no Orkut direcionada ao público escalador que se chama "quem não arrisca não se phode" do nosso colega Bernardo Collares Arantes que a meu ver, ilustra humoristicamente bem o fator risco na escalada e no montanhismo de uma forma geral. Mas é bom salientar que o bom senso e experiência são sempre indicados para que a gente não se "phoda" muito em uma atividade.

Apesar de existir outras variações vou relacionar aqui alguns ítens importantíssimos na mochila de qualquer montanhista que se preze, é o famoso KIT PERRENGUE que muitas vezes é carregado na mochila mas só é efetivamente utilizado na hora que o capeta está espetando nosso rabo! São eles:

1-) Mapa ou croqui de via (ou os dois):
Sempre carregue um mapa da área que você vai visitar, de preferência plastificado ou envolto em algum plástico protetor. Aprenda a utiliza-lo. Também é válido coletar antecipadamente algumas informações com pessoas que já realizaram o trajeto, para isso utilize as listas de discussão, centros excursionistas, e-mails, internet, enfim...

2-) Bússola:
Muita gente vai falar: Mas eu uso GPS!
Eu digo: E se o GPS der pau? Na época do Cabral tinha GPS? hehehe... Tenha uma bússola e saiba usá-la. O Sérgio Beck tem um livrinho bom sobre bússola, neste site: www.livrosdobeck.com

3-) Lanterna ou headlamp:
Sempre tenha uma fonte de luz a prova de chuva (muito importante) e com uma boa autonomia de funcionamento, além de pilhas novas de reserva.

4-) Comida extra:
Mesmo que você tenha certeza que vai escalar/caminhar e voltar no mesmo dia SEMPRE leve um ranguinho a mais (chocolate, queijo duro, frutas duras, frutas cristalizadas, salame, etc), nunca se sabe se você vai se machucar, se perder, ficar preso na via, etc. De preferência algo que não precise cozinhar.

5-) Anorak e roupa extra:
No caso de chuva ou vento o anorak vai te adiantar um bom lado, além de uma camiseta, blusa de fleece, cueca e meias secas. Aqui eu estou colocando algumas peças a mais do que costumo levar mas o anorak e uma blusa seca são essênciais.

6-) Manta térmica ou saco de bivaque:
Aquelas mantas de plástico tipo as que os bombeiros usam para isolar acidentados, são muito boas para improvisar abrigos e pode ser levada dobradinha dentro do estojo de p.s.. Também há alguns que preferem levar um saco de bivaque que possibilita o montanhista criar um casulo impermeável para se proteger de intempéries.

7-) Kit de primeiros socorros:
Algo básico, tipo aqueles kits de carro, com bandagens, esparadrapo, antistamínicos e algum medicamento específico necessário. Também é bom acrescentar protetor solar e purificador de água.

8-) Canivete de bolso:
Um canivete multifuncional de seu gosto que possibilite cozinhar, abrir latas, soltar parafusos, enfim, algo que lhe permita uma boa gama de soluções apesar do pouco espaço que ocupa.

9-) Fogo:
Isqueiro, fósforos, ou qualquer coisa capaz de emitir faíscas. Numa emergência talvez você seja obrigado a cozinhar ou mesmo fazer uma fogueira para se aquecer (sempre seguindo as regras do mínimo impacto, clique aqui).

10-) Água:
Recipiente onde você possa armazenar e transportar água.

11-) Telefone celular:
Hoje em dia temos cobertura nos locais mais longinquos e um celular além de barato é leve e compacto. Esse aparelho é o responsável por salvar muita gente em roubadas. Dias atrás fiquei sabendo de escaladores que ficaram presos numa via no Pico Maior em Salinas e que só puderam ser resgatados depois de ligarem para o abrigo do Portela, portanto o celular é uma opção válida e decisiva no acionamento de um possível resgate. Não esqueça de deixá-lo com créditos suficientes, bateria carregada, desligado (só usar quando precisar) e protegido de chuva. E lógicamente, tenha anotado os possível telefones necessários para solicitar resgate.

Existem outros ítens interessantes de se levar como repelente de insetos, óculos escuros, cordeletes ou barbantes, pequena latinha que pode ser útil para cozinhar algo, etc. Muita coisa útil pode ser implementada a este kit com o cuidado de sempre matê-lo leve e compacto, mas acredito que os mais importantes são os citados acima.

Para não esquecer de nada numa escalada/caminhada sempre faça um checklist (veja o nosso) de todo material necessário para sua empreitada e sempre esteja atento aos fatores climáticos e a tudo que possa interferir na segurança sua e de sua equipe.

Texto por: André Zancanaro - www.azimutantes.blogspot.com

Nenhum comentário: