domingo, 28 de fevereiro de 2010

Cursos de montanhismo na região de Jundiaí

Como a maioria dos integrantes aqui do AZIMUTANTES é de Jundiaí, interior de São Paulo muita gente que chega até nosso site é dessa cidade. Pessoas perguntam se nos ministramos cursos ou sobre os "procedimentos" para entrar no nosso grupo.

Na verdade somos apenas um grupo de amigos que curte montanhismo, não existe nenhum grupo formalizado, a única coisa que existe é a nossa curtição em comum pelo montanhismo e este site que nos permite compartilhar fotos, vídeos, dicas e tudo mais com a galera.

Com exceção do nosso camarada Milton Marques que é guia de montanha na região de Bariloche além de ministrar cursos de escalada em rocha http://www.azimutantes.com/2009/01/milton-marques.html o resto de nós não dá cursos, mas podemos ajudar a encontrar um.

Qualquer pessoa da redondeza que quiser participar de atividades com a gente é só se apresentar, ter formação técnica em montanhismo compatível com a balada que for encarar, o resto é natural.

O propósito deste site é disseminar o montanhismo e fazer amigos dentro deste contexto. Isso é o mais importante!

Abaixo estou colocando as associações ou escaladores que eu (eu, André Zancanaro) posso indicar como boas fontes de cursos básicos, intermediários e avançados. São os seguintes:
 
Em São Paulo: CAP http://www.montanhismo.org.br/ clique em cursos (esse curso é homologado pela FEMESP, Federação de Montanhismo do Estado de São Paulo) - Curso básico a avançado.

Em São Paulo: CEU http://www.ceubrasil.org.br/ clique em cursos (esse curso é homologado pela FEMESP, Federação de Montanhismo do Estado de São Paulo) - Curso básico a avançado.

Em São Bento do Sapucaí: ELISEU FRECHOU http://www.montanhismus.com.br (Eliseu Frechou, entrem no site dele e vejam do que esse camarada é capaz. É um pouco mais afastado de Jundiaí mas vale a pena) - Curso básico a avançado.

Em Bragança Paulista: ANDRÉ PRATA GARCIA http://alpinismo.sites.uol.com.br/ (André Prata é um experimentado escalador que já tem décadas de prática) - Curso básico a avançado.

Em Pedra Bela: ALEXANDRE ANDERSON http://www.almadepedra.com.br/ (Alexandre Anderson simplesmente é formado pela Federação Francesa de Montanha e Escalada como treinador e escalador, sem comentários. Não sei se ele tem agenda de cursos. É bom confirmar.) - Curso básico a avançado.

Em Jundiaí: MILTON MARQUES http://www.azimutantes.com/2009/01/milton-marques.html  (As vezes o nosso camarada "hermano" está por aqui, se você tiver sorte de esbarra-lo por aqui é uma excelente opção) - Curso básico a avançado.

Em Jundiaí: CARLOS REDRESSI foi bombeiro durante 18 anos e dá curso de técnicas verticais, primeiros socorros e montanhismo. O orkut do Anderson Redressi que é filho do Carlos é: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=6315746154014648116 Quem quiser detalhes, por favor entre em contato com ele. - Curso básico.

Em Itatiba: PEDRO HAUCK www.pedrohauck.net já esteve em dezenas de montanhas no Chile, Peru, Bolívia e Argentina, participando de diversas expedições. Mora em Curitiba e vem sempre para Itatiba.  - Curso básico a avançado.

Para participar de atividades técnicas em montanhismo é ESSENCIAL fazer um BOM CURSO, o inventimento é de mais ou menos uns 500 reais, fora equipamento básico individual (cadeirinha, freio, mosquetão pera com trava, sapatilha, solteiras e saco de magnésio).

Um grande abraço para a galera de Jundiaí e região que prestigia nosso site!

Um comentário:

Nilton disse...

Em São Paulo procure pelo nosso grupo GPM -Grupo Paulista de Montanhismo-filiado a Femesp.

abç