sexta-feira, 11 de julho de 2008

Saco de dormir: Características, modelos e acessórios

Mais um texto de 2002 perdido no fundo do baú:

Sacos de Dormir:

Se você já pratica ou está começando a praticar atividades outdoor já deve ter se deparado ou vai acabar se deparando com a necessidade de utilizar um saco de dormir, então é bom conhecer alguns detalhes. É importante saber que assim como nas roupas o que esquenta no saco de dormir é o ar quente interno.

Tipos:

Basicamente os sacos de dormir se dividem em dois tipos, o retangular e o sarcófago ou múmia como também é conhecido.
Retangular:

Modelo utilizado mais em praia ou em lugares onde a temperatura não é tão baixa que exija detalhes tão técnicos, como capuz, costuras alternadas, etc. Alguns modelos possuem zíper com abertura total que permite transformá-lo em edredom.
Sarcófago:
Modelo em formato de sarcófago que protege o corpo e a cabeça da pessoa. Bem mais técnico que o retangular é indicado para temperaturas baixas pois seu formato minimiza o espaço interno fazendo com que seu corpo aqueça o ar interno mais rápido.
Características dos Sacos de Dormir:
Costuras Alternadas:

A forma como o saco de dormir é costurado pode influenciar na proteção térmica, uma vez que a costura pode ser um ponto de escape de ar. Para sacos de dormir voltados para clima frio é recomendado que as costuras sejam alternadas, esse tipo de costura, que também é conhecido como costura quente, não se cruza formando uma espessura fina. Costuras simples, são também conhecidas como costuras frias.

Colar interno:

Colar interno que pode ser fechado ao redor do pescoço para reter melhor o calor.

Proteção para o zíper:

Aba interna que protege o escape de ar quente pelo zíper.

Tipos de enchimento:

Natural – Penas:

A maioria dos sacos de dormir projetados para baixas temperaturas utilizam penas e penugem de ganso ou de pato. Esse tipo de enchimento possui a melhor relação aquecimento/peso disponível no mercado, além da sua grande capacidade de compactação. O ponto fraco deste tipo de enchimento é que quando molhado têm sua capacidade de aquecimento bastante reduzida. Este tipo de enchimento é conhecido por Down(penugem ou penas de patos) ou ExtraDown(penugem ou penas de ganso).

Sintéticos:

Existem vários tipos de enchimentos sintéticos, grande parte deles foram desenvolvidos pela alta tecnologia da empresa DuPont, a grande vantagem do enchimento sintético é que quando molhado perde pouco de sua capacidade de aquecimento. Abaixo estão os enchimentos mais utilizados pelos principais fabricantes de sacos de dormir:
Hollofil II:

Fibra com o interior oco, que a faz mais leve, macia e que acumula mais ar em seu interior que as fibras sólidas.
20% mais isolamento e maciez que isolamentos de fibra sólida Retém sua capacidade de isolamento mesmo molhada.

Thermolite:

Combina fibras siliconadas de 7 orifícios ocos com fibras em forma de galhos que se entremeiam.
Absorve pouca umidade e seca rápido. Quando saturada de água e torcida a mão thermolite continua oferecendo dois terços de sua performance original.

Quallofil:
Possui uma estrutura de sete furos correndo no sentido do comprimento da fibra que melhora a relação isolamento / peso, e um acabamento de silicone que lhe proporciona um toque muito suave, semelhante à pena de ganso.
Tecidos:
Os tecidos variam de acordo com o fabricante e com o modelo, é importante que o tecido seja respirável para que o ar possa sair de forma lenta e constante mantendo o calor interno e evitando a condensação da umidade dentro do saco de dormir. Muitos são feitos de tecido Rip-stop que em caso de rasgamento evita a expansão do rasgo.

Escolhendo a faixa de temperatura:
Na escolha da faixa de temperatura do saco de dormir é importante levarmos em conta vários fatores além da faixa de temperatura indicada pelo fabricante, fatores como o tipo de clima dos locais onde você costuma acampar, verificar como seu organismo se comporta no frio, se você é uma pessoa que sente muito frio é ideal adquirir um saco com uns cinco graus a menos para segurança. Os fabricantes normalmente fazem testes e fornecem uma faixa de temperatura confortável e também a temperatura extrema para qual o saco foi projetado.

Saco de Compressão:
Alguns sacos de dormir vêm acompanhados por um saquinho de compressão muito útil para diminuir o volume do saco de dormir.Você pode adquiri-lo separadamente caso seu saco de dormir não venha acompanhado de um.Armazenamento:

Não guarde seu saco de dormir compactado no saquinho de transporte ou no saco de compressão, isto ocasiona a compactação permanente da fibra de enchimento diminuindo assim a capacidade de aquecimento do saco de dormir. Procure deixa-lo pendurado em um cabide no guarda roupa ou dobrado pela metade no maleiro compactando-o somente na hora de arrumar a mochila.
Isolante Térmico:

O isolante térmico é um tapete de material isolante que é colocado em baixo do saco de dormir para isolar o corpo da friagem do chão, o isolante é importante e deve ser usado em conjunto com o saco de dormir, além de isolar também proporciona um pouco mais de conforto. Normalmente o isolante é encontrado em dois tipos:
1 - Espuma de célula fechada EVA com espessura de 5mm ou mais:

Opção mais econômica e utilizada pela maioria dos excursionistas, é leve porém volumoso.

2 - Infláveis:

Os isolantes térmicos infláveis são basicamente como um pastel, formados por um núcleo em espuma de célula aberta(a mesma utilizada em almofadas ou colchões) e um revestimento externo de tecido impermeável selado nos quatro lados, em um dos cantos é encontrada uma válvula para o enchimento do mesmo. Os isolantes infláveis da Therm-a-Rest possuem ainda a característica de serem auto-infláveis, basta abrir a válvula e deixar que o ar flua para dentro.
Marcelo Ney Wood

Nenhum comentário: